Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Enxoval: "Que materiais preciso ter em casa para a chegada do gatinho"

Quando esperamos a chegada do nosso primeiro gatinho, sempre nos perguntamos o que é necessário para que esteja tudo pronto, quando ele chegar não é mesmo?

Então preparei uma pequena lista do "Enxoval" necessário.


1 . Caixa sanitária:

Um tamanho bom é de +/- 50 x 40cm, mesmo que o gatinho seja filhote. Afinal, ele ainda vai crescer. 
Caixas com borda ajudam a manter o ambiente limpo, pois fica mais difícil o gato jogar tudo para fora ao enterrar suas necessidades. Deve-se ter pelo menos uma caixa para cada dois gatos.



2. Granulado sanitário:

Existem dois tipos básicos e inúmeras variações entre eles. 
O primeiro tipo é o que forma torrões (nem sempre firmes) quando o gatinho faz xixi, torrões que devem ser retirados pelo menos uma vez ao dia.
O segundo tipo absorve a urina e não é preciso retirara - lá. Geralmente são cristais.
Experimente o que melhor se adeque à sua rotina e orçamento.


3. Pá para caixa de areia:

Dependendo do tipo areia que você escolher, é melhor ter duas pás: uma aberta para pegar as fezes e deixar escorrer a areia não usada e uma fechada, para pegar os xixis. Lembre-se de limpar diariamente ou 2x por dia a caixinha.





4. Caixa de transporte:

Andar com gato fora de casa, somente na caixa de transporte, sem exceções. A caixa tem que se adaptar ao tamanho do gato. Sempre compre uma maior, pois ele vai crescer. Elas são confortáveis e são transportes muito seguros.








5.Comedouro e bebedouro:

Prefira as tigelas de porcelana, inox, cerâmica  às de plástico. As tigelas de plástico podem ser favoráveis à proliferação de bactérias que são nocivas para saúde felina.Causando alergias e irritações.
Lembre-se de manter a comida e a água distantes da caixa de areia. Troque a água 2x ao dia. Os bichanos adoram água fresca.



6. Ração: 












8 . Arranhador: 



Se adotar um gatinho bebê, lembre-se que ele crescerá. Arranhadores são necessários para ajudar a manter o animal longe de sofás e tapetes. Ele deve ser acostumado a usar o arranhador desde os primeiros dias em casa! Para comprar o arranhador ideal, observe se o gatinho afia as unhas na vertical (na lateral do sofá, por exemplo) ou na horizontal (no braço do sofá, no tapete) e adquira um arranhador condizente.



9. Brinquedos:



Gatos adoram brincar, principalmente filhostes. Gostam de brinquedos que fazem barulhos suaves. Bolinhas de papel, barbantes, tampinhas de garrafa, tudo serve para um gato brincar. Catnip, a famosa 'erva de gato', também é uma boa coisa para ter e ajudar a fazer amizade com o bichano.





10. Telas de proteção nas janelas: 

É importante pensar e resolver esta questão antes de adotar um gatinho. Para quem mora em apartamento, redes de proteção nas janelas é fundamental. Existem inúmeros casos de gatos que caíram de apartamentos - e não se pode confiar na sorte de ele sair ileso. Para quem mora em casa, embora o gatinho não corra o risco de morrer numa queda, existe a possibilidade de ele sair, passear e nunca mais voltar - e, neste caso, a hipótese mais provável é ele ter sido envenenado, atropelado, usado para algum ritual 'religioso' ou qualquer outra possibilidade nada boa. Investir na segurança do gatinho, é fundamental para o seu bem estar!!




Revista Mundo Gato

4 comentários:

  1. Muito legal! Vou guardar porque os adotantes novos sempre perguntam e daí mando eles lerem esse post!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. As amei as dicas ,vou adotar meu gatinho e estava pensando nisso tudo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar na Revista, volte sempre!