Então preparei uma pequena lista do "Enxoval" necessário.
1 . Caixa sanitária:
Um tamanho bom é de +/- 50 x 40cm, mesmo que o gatinho seja filhote. Afinal, ele ainda vai crescer.
Caixas com borda ajudam a manter o ambiente limpo, pois fica mais difícil o gato jogar tudo para fora ao enterrar suas necessidades. Deve-se ter pelo menos uma caixa para cada dois gatos.
2. Granulado sanitário:
Existem dois tipos básicos e inúmeras variações entre eles.
O primeiro tipo é o que forma torrões (nem sempre firmes) quando o gatinho faz xixi, torrões que devem ser retirados pelo menos uma vez ao dia.
O segundo tipo absorve a urina e não é preciso retirara - lá. Geralmente são cristais.
Experimente o que melhor se adeque à sua rotina e orçamento.
3. Pá para caixa de areia:
Dependendo do tipo areia que você escolher, é melhor ter duas pás: uma aberta para pegar as fezes e deixar escorrer a areia não usada e uma fechada, para pegar os xixis. Lembre-se de limpar diariamente ou 2x por dia a caixinha.
4. Caixa de transporte:
Andar com gato fora de casa, somente na caixa de transporte, sem exceções. A caixa tem que se adaptar ao tamanho do gato. Sempre compre uma maior, pois ele vai crescer. Elas são confortáveis e são transportes muito seguros.
5.Comedouro e bebedouro:
Prefira as tigelas de porcelana, inox, cerâmica às de plástico. As tigelas de plástico podem ser favoráveis à proliferação de bactérias que são nocivas para saúde felina.Causando alergias e irritações.
Lembre-se de manter a comida e a água distantes da caixa de areia. Troque a água 2x ao dia. Os bichanos adoram água fresca.
6. Ração:
Rações premium são mais caras do que as comuns, porém muito melhores. Ajudam na boa aprência da pelagem (o que inclui menor perda de pêlos), evitam problemas urinários e, conseqüentemente, os gastos com veterinários são menores e a saúde de seu gatinho agradece.
7. Caminha e cobertor:
É sempre bom o gatinho ter um cantinho que ele saiba que é só seu, até para se sentir seguro e mais tranquilo nos primeiros dias.
8 . Arranhador:
Se adotar um gatinho bebê, lembre-se que ele crescerá. Arranhadores são necessários para ajudar a manter o animal longe de sofás e tapetes. Ele deve ser acostumado a usar o arranhador desde os primeiros dias em casa! Para comprar o arranhador ideal, observe se o gatinho afia as unhas na vertical (na lateral do sofá, por exemplo) ou na horizontal (no braço do sofá, no tapete) e adquira um arranhador condizente.
9. Brinquedos:
Gatos adoram brincar, principalmente filhostes. Gostam de brinquedos que fazem barulhos suaves. Bolinhas de papel, barbantes, tampinhas de garrafa, tudo serve para um gato brincar. Catnip, a famosa 'erva de gato', também é uma boa coisa para ter e ajudar a fazer amizade com o bichano.
10. Telas de proteção nas janelas:
É importante pensar e resolver esta questão antes de adotar um gatinho. Para quem mora em apartamento, redes de proteção nas janelas é fundamental. Existem inúmeros casos de gatos que caíram de apartamentos - e não se pode confiar na sorte de ele sair ileso. Para quem mora em casa, embora o gatinho não corra o risco de morrer numa queda, existe a possibilidade de ele sair, passear e nunca mais voltar - e, neste caso, a hipótese mais provável é ele ter sido envenenado, atropelado, usado para algum ritual 'religioso' ou qualquer outra possibilidade nada boa. Investir na segurança do gatinho, é fundamental para o seu bem estar!!
Revista Mundo Gato
Muito legal! Vou guardar porque os adotantes novos sempre perguntam e daí mando eles lerem esse post!
ResponderExcluirBeijocas
Amei as dicas!
ResponderExcluirAmeiii
ResponderExcluirAs amei as dicas ,vou adotar meu gatinho e estava pensando nisso tudo
ResponderExcluir